Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Drogas em condomínios


O crescente consumo de drogas em condomínios e a falta de dados sobre o uso nestes locais, revela o profundo silêncio que encobre o problema, mas não a angústia das famílias envolvidas. O assunto ocupa espaços cada vez maiores nas reuniões de condomínio e é abordada, prioritariamente, do ponto de vista da segurança, justamente o argumento que leva tantas pessoas a optarem por uma vida em comunidade.
O medo de alguns condôminos partem do princípio da contaminação de seus filhos com a ja existência em sua comunidade de jovens viciados, medo este que refletem no convivio social dos moradores, deixando de frequentar locais comunitários do condominio.


Pequenos tráficos ja existentes, pois não somente ocorrem o consumo, podem de certa forma trazer riscos ao condominio, dívidas contraidas por jovens usuários, trazem a tona a fragilidade da segurança no controle de acesso, pois a autorização de entrada parte de um condômino viciado, ao qual incorpora ao ambiente indivíduos com vida social criminosa.
A marginalidade, que cerca o tráfico e o consumo das drogas encobre, contudo, uma problemática mais profunda: a saúde das vítimas, das famílias e da comunidade.


Mesmo sabendo do uso de drogas por membros da sua comunidade, os condomínios só passam realmente a se preocupar quando a segurança fica ameaçada. A solução proposta, nesses casos, é a da repressão. A abordagem 'policial', contudo, não atende ao problema da saúde e não alivia a angústia legítima sentida pelas famílias envolvidas. "Algumas vezes os vizinhos do condomínio sabem que alguém da comunidade está abusando das drogas, mas só vêem isso como problema quando há evidência de furtos ou violência", lamentamos muito esta visão.


Os psicólogos defendem que os adolescentes precisam de tratamento psicoterápico, não de repressão. "O tráfico deve sim ser reprimido e o traficante é um caso de segurança pública, mas o usuário, membro dessa comunidade, em nada se beneficia ao ser tratado como marginal. Trata-se de uma questão de saúde e de educação", enfatizam.


Embora não exista uma solução pronta, os psicólogos sugerem como caminho possível começar um trabalho de formação sobre o uso abusivo de drogas com os pais moradores do condomínio. "Este trabalho tem o objetivo de instrumentalizar as famílias para uma compreensão mais ampla da problemática das drogas. Depois, pode ser feita uma ampla discussão, buscando definir que tipo de política preventiva o condomínio quer assumir", lembrando que não adianta iniciar um trabalho preventivo se os próprios pais não estiverem engajados.

Emidio Campos
Consultor de Segurança

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei