Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Roubo em condominio decisões da Justiça


Conheça algumas decisões da Justiça em casos de roubo em condomínios

Indenização devida

Condenação em dinheiro
Danos em veículo de condômino deixado na garagem do prédio. Existência de serviço específico de vigilância. Obrigação de indenizar. Existindo serviço específico de vigilância na garagem do prédio, responde o condomínio por danos provocados em veículos de condômino, oriundos de falha do sistema de segurança (Rec. nº 503, em 07/08/96, Rel. juiz Barros Nogueira).
Furto no interior de seu estacionamento
Culpa de preposto demonstrada. Indenização por ele devida. Comprovada a culpa de seu preposto, responde o condomínio pelo prejuízo causado a morador, resultante de furto ocorrido nas suas dependências, ainda que não assumido o dever de vigilância (Rec. nº 394, em em 24/04/96, Rel. juiz Marciano da Fonseca).

Responsabilidade civil
Danos em veículo de condômino deixado na garagem do prédio. Existência de serviço específico de vigilância. Obrigação de indenizar. Existindo serviço específico de vigilância na garagem do prédio, respondem solidariamente o condomínio e a empresa prestadora por damos provocados em veículo de condômino, oriundos de falha no sistema de segurança. (Rec. nº 1.882, em 30/06/99, Rel. juiz Barros Nogueira).
Danos sofridos pelo condômino em veículo deixado no estacionamento
Serviço específico de vigilância mantido pelo condomínio. Falha nesse serviço. Obrigação de indenizar esse prejuízo, comprovada a ocorrência. Sentença mantida (Rec. nº1.937, em 14/08/99, Rel. juiz Marciano da Fonseca).

Indenização não devida
Condenação em dinheiro
Furto de objeto deixado por condômino em área comum. Obrigação de indenizar não prevista na Convenção, que veda aos condôminos a guarda de bens nas áreas comuns. Indenização indevida. Inexistindo previsão expressa na convenção, nem serviço específico de vigilância, o condomínio não tem obrigação de indenizar o condômino por furto de objeto deixado em área comum, com infração à norma do regulamento interno (Rec. nº 427, em 26/06/96, Rel. juiz Barros Nogueira).

Responsabilidade Civil
Danos causados em veículo na garagem. Salvo hipótese de assunção direta do dever de vigilância, o condomínio só responde se comprovada a culpa de seu representante legal ou preposto. Inexistindo o dever de guarda expressamente assumido e incomprovada a culpa de qualquer preposto, não há fundamento jurídico para responsabilizar o condomínio por danos em veículos no interior da sua garagem (Rec. nº 776, em 09/04/97, Rel. juiz Gilberto Pinto).
Condomínio Furto
Objeto deixado por condômino em área comum. Obrigação de indenizar excluída em assembléia e inexistência de serviço específico de vigilância. Indenização indevida. Recurso provido. Não existindo serviço específico de vigilância e havendo cláusula fixada em assembléia que exclui a responsabilidade, o condomínio não tem a obrigação de indenizar o condômino por furto de objeto deixado em área comum (Rec. nº 895, em 06/08/97, Rel. juiz Barros Nogueira).

Danos em veículo deixado na garagem do prédio
Inexistência de serviço específico de vigilância. Improcedência da pleiteada indenização. Não se configura a responsabilidade do condomínio quando nenhuma obrigação assuma perante os condôminos relativamente à guarda de veículos (Rec. nº 2.265, em 01/12/99, Rel. juiz Marciano da Fonseca).

Um comentário:

Ronaldo B. Pinheiro Rocha disse...

Na realidade pagamos mais de uma vez, para termos apenas a mera sensação de segurança... Compulsoriamente pagamos impostos para ter a segurança do Estado; e para que o crime não ocorra novamente, contratamos iludidos os serviços de segurança particular; e quando o crime NOVAMENTE ocorre, percebemos que estamos pagando impostos + salários de segurança rsrsr + grades, alarmes... fora os prejuízos morais e patrimoniais que temos a cada investida criminosa! Que tal pensar assim? será que comove o Secretário de Segurança Pública, a Polícia Militar, a Polícia Civil...? Dúvido! O prejuízo não sai do bolso deles! O pior é que nessa de contratar segurança, ficamos entre a omissão e o excesso dela, nos arriscando ainda a ter que arcar com indenizações...

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei